sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Adoções Dubolsinho 2013

Para 2013, já tivemos alguns títulos selecionados por alguns dos principais programas governamentais de leitura do país:



* PNLD (MEC) 2013 - OBRAS COMPLEMENTARES*, livro:

Quem é a Glória?, de Silvio Costta 
Glória é uma garota muito especial. Mas para saber quem é a Glória você vai ter de conhecer sua casa, o que ela faz no dia a dia, a escola que frequenta, os fantásticos colegas de turma, cada qual com problemas, mas sabendo se virar. Glória é uma menina quase igual às outras, mas com algumas diferenças. Quer se apaixonar pela Glória e seus amigos? Ela está dentro do livro, espertíssima, um pouco tímida e sem mistério. Isto é, só com um pouco de mistério! Resumindo, a história da Glória é a história de muitos jovens deste país, com diferenças que fazem deles pessoas diferentes, com necessidades especiais. Mas este livro é, também, uma bela lição de como problemas existem para serem enfrentados. E resolvidos.
Os autores: Silvio Costta é formado em Jornalismo e possui licenciatura em Filosofia. Além de escritor é ator profissional, contador de histórias e ministra cursos de musicalização e expressão corporal para professores do Sindicato das Escolas Particulares de São Paulo e para escolas das redes municipal e estadual. Marta Neves é artista plástica e professora. Formou-se na UFMG em Desenho e Cinema de Animação. Como artista plástica, participou de exposições importantes no Brasil e no Exterior. Além de desenhar à mão, trabalha com imagens digitalizadas, colagens e até bordados.


* PNBE (MEC) 2013*, livros:

Fábulas Entortadas, de Israel Jelin 
Literatura pode ser um ótimo divertimento, capaz de nos abrir os portões para as ambiguidades da vida e do mundo. Principalmente se escrita com bastante humor, muita irreverência e generosas pitadas de ceticismo. O autor destas fábulas é craque em misturar ótima literatura com humor finíssimo. Além de escrever muito bem, é engraçado sem fazer força, transmitindo com ironia e sarcasmo sua visão das coisas, numa gangorra que oscila entre otimismo e pessimismo. Entortadas por seu humor cínico, as vidas de bichos e de homens surgem com extrema clareza diante de nós, exibindo fraquezas, defeitos e, também, muita sabedoria. Jelin não toma partido, deixando que o leitor decida, entre as duas versões que apresenta de cada fábula, qual delas prefere. Portanto, caríssimo leitor, a escolha é sua.
O autor: Israel Jelin formou-se em Direito e Letras Anglo-Germânicas pela USP, com certificado de Proficiência em Inglês (Cambridge University e Michigan University). Professor de inglês e tradutor, atuou por mais de 30 anos nas mais conceituadas escolas de São Paulo. É autor de uma vasta obra didática e paradidática, inclusive um dicionário Inglês-Português, além de inúmeras traduções. 


Casa Aberta, de Fernando Brant 
Fernando Brant é um dos mais importantes letristas de nossa música, parceiro constante de Milton Nascimento e de vários outros grandes nomes. É autor de canções como “Travessia”, “Encontros e Despedidas”, “Maria Maria”, “Canção da América”, entre muitas outras. Publicadas semanalmente ao longo dos últimos cinco anos, as crônicas deste livro traçam um amplo panorama da vida brasileira das últimas décadas, numa linguagem suave, humana e profundamente comprometida com vivências e amizades. Partindo do próprio ambiente familiar, rememorando o passado e projetando o futuro, é toda uma visão de mundo extremamente consistente que nos é oferecida, desde o momento em que o autor descobre sua vocação – quase por acaso – até as longas viagens pela memória, pelo Brasil e pelo mundo. Acima de tudo, este livro é uma longa travessia através da vida e do tempo, do espaço e dos acontecimentos que marcaram o Brasil na segunda metade do século XX e na primeira década deste século XXI. 
O autor: Dos mais importantes letristas de nossa música, Fernando Brant é também parceiro constante de Milton Nascimento e de vários outros nomes relevantes de nossa história musical. 


Parque de impressões - Anna Sofia e a poesia sem querer, de Eloésio Paulo
A poesia é uma das melhores provas de que existe vida inteligente na Terra, você não acha? Se tem dúvidas, precisa então ler este livro, de fio a pavio, de cabo a rabo, do princípio ao fim. É engraçado, lírico, irônico – enfim, é tudo o que se pode esperar da melhor poesia infantojuvenil. Escrito por quem entende – e muito – de poesia, tanto para crianças quanto para adultos, este livro de Eloésio Paulo veio para mostrar que a grande poesia não tem idade. Nem cor, raça ou sexo. A grande poesia é do mundo todo e de todo mundo. Leia e veja como a vida é mesmo muito inteligente, e também muito engraçada. Principalmente quando escrita por uma menina engraçada e inteligente que nem Anna Sofia. 
O autor: Eloésio Paulo nasceu em Areados, MG, e brincou descalço na rua até os 15 anos de idade. É pai de Eduardo e Miguel. Publicou vários livros de poemas para adultos, sendo considerado um dos mais inventivos poetas das novas gerações no Brasil. Este é o seu primeiro livro para crianças. Trabalha como professor na Universidade Federal de Alfenas, também em Minas.


* SEE-SP - LIVROS NA ESCOLA 2013 - PROGRAMA LER E ESCREVER*, livros:

A loja do Zéconzé, de Laís Corrêa de Araújo 
O nome é uma divertida alusão a uma canção de domínio público, A Loja do Mestre André. Mas, ao contrário do mestre André da música, que vendia instrumentos musicais de todos os calibres, Zéconzé vende “o que ninguém quer”. Um menino curioso vai conferir que artigos são esses, e se vê diante de um desfile de ofertas: uma chupeta velha e usada, que é “igual colo de mamãe”; um pedacinho de fralda que é, na verdade, um “retalho de esperanças”; uma bola de nuvem, a flor da alegria, e tantos outros tesouros de Zéconzé, tesouros sem preço, que aquecem a alma e fazem bem ao coração. Por tudo isso, A Loja do Zéconzé é uma ótima opção para integrar as primeiras leituras dos que se iniciam na aventura do letramento. 
A autora: Laís Corrêa de Araújo é conhecida nacionalmente como poeta, ensaísta, tradutora e cronista, com vários livros publicados para adultos. Em literatura infantojuvenil, seus livros de maior sucesso foram Maria & Companhia e O Grande Blá-blá-blá, Prêmio Nacional de Literatura do Mobral, com tiragem de 100 mil exemplares. Assina ainda, no gênero, Que Quintal! e O Relógio Mandão.
   


 Era uma vez uma cobra, de Sebastião Nuvens
Usando o esquema das gravuras populares, o autor desenvolve uma agradável narrativa para crianças pequenas, que começam a conviver com cores, formas, palavras e números. O esquema é basicamente matemático, pela multiplicação do número de cobras e suas cabeças. O texto é bastante simples, apropriado aos leitores iniciantes. O interesse cresce à medida que a história se desenvolve, com as cobras se misturando, de modo que só as cabeças e as bocas – com suas linguinhas vermelhas – se destacam. Mas é quase impossível explicar tudo o que está envolvido na sequência. Solução? Ver e ler este livro, porque a leitura é facílima, mas extremamente enriquecida pelas ilustrações que se entrelaçam como cobras se envolvendo umas nas outras.
O autor: Sebastião Nuvens é o pseudônimo adotado por Sebastião Nunes em seus textos destinados ao público infantil e juvenil. Escritor e artista gráfico, publicou 10 livros de poesia, reunidos posteriormente nos dois volumes da Antologia Mamaluca & Poesia Inédita, além de cinco livros de prosa satírica, um de ensaios e outro de crônicas (Adão e Eva no Paraíso Amazônico). Só começou a publicar livros infantojuvenis em 1998.


Filhote de fada, de Rita Espeschit
 Como toda criança, as jovens fadas têm um longo aprendizado pela frente. Aprendizado que é sempre novo, não raro difícil e até perigoso. Em Filhote de Fada, o que se aprende é como voar, um dos atributos fundamentais das fadas. Aos poucos, os pequenos leitores vão descobrindo o que está reservado à “fadinha”, em seu primeiro exercício de voo. Frases curtas, pouco texto (às vezes rimado) e muita ilustração tornam este livro especialmente indicado para crianças em fase de alfabetização ou já envolvidas com a maravilhosa aventura de ler. Os diálogos são leves, ricos e alegres, bem adequados para despertar o interesse dos pequenos. 
 As autoras: Mineira da capital, Rita Espeschit mora em Edmonton, Canadá. É poeta, cronista e autora de livros infantojuvenis. Publicou três livros de poesia para adultos e dez de histórias para crianças e adolescentes, entre eles Filhote de Fada, pela Dubolsinho, em parceria com Mariângela Haddad. Alguns ganharam prêmios importantes, como o Jabuti (SP), João-de-Barro (BH), Cruz e Sousa (Santa Catarina) e Concurso Nacional do Paraná, entre outros. Mariângela Haddad é uma das mais criativas ilustradoras brasileiras. Suas incríveis ilustrações são outra fonte de diversão e encantamento, pela alta qualidade do desenho, pela delicadeza do colorido e pela variedade de técnicas empregadas.

Parque de impressões - Anna Sofia e a poesia sem querer, de Eloésio Paulo

Quem é a Glória?, de Silvio Costta