domingo, 13 de janeiro de 2013

Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil

    A Dubolsinho entrou com 13 títulos na Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil, disponível agora em versão online:

http://www.bibliografiainfantilejuvenil.prefeitura.sp.gov.br/browse?value=Dubolsinho&type=publisher 


    A Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil é uma publicação que reúne a produção editorial anual da área. Visa apoiar o desenvolvimento de pesquisas e estudos em literatura, bem como práticas culturais de educadores, bibliotecários, críticos literários e demais interessados.
    A primeira listagem bibliográfica baseada no acervo da Biblioteca Infantil Municipal de São Paulo foi publicada em 1945, na Revista Literatura e Arte.
    Em 1953 foi lançada a Bibliografia de Literatura Infantil em Língua Portuguesa com 1.843 referências. A partir desta data foi atualizada por suplementos com algumas interrupções. Em 1975 foi criada a Seção de Bibliografia e Documentação que se tornou responsável por esta publicação e guarda das obras referenciadas, cortesia das editoras.
    Na edição reformulada de 1990, muda o titulo para Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil, incluindo obras estrangeiras traduzidas e publicadas nos país, deixando de listar aquelas em língua portuguesa editadas no exterior.
    A partir da edição referente a 1994 torna-se seletiva, com resenhas, realizadas por um grupo de especialistas, para as obras que atendam a critérios quanto à temática, ao texto, a qualidade da imagem e ao projeto gráfico.
    A última Bibliografia impressa refere-se à produção de 2006. Esta versão online disponibiliza os volumes publicados desde 1993 até 2009. As obras referenciadas podem ser consultadas na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato de São Paulo.
    A imagem do Saci, que marca algumas obras desta bibliografia, foi criada e gentilmente cedida por Ziraldo.