quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

terça-feira, 26 de novembro de 2013

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Invadindo sua praia...

A menina, o monge e o relógio, de Maria Cláudia Siqueira Garcia, foi adotado como bibliografia obrigatória para alunos do oitavo ano nas unidades do Colégio Santa Mônica, no Rio de Janeiro, que contaram com a presença da autora para bate-papo, apresentação musical, autógrafos e muito mais. Seguem algumas fotos nas Unidades de Bonsucesso e Cahambi do Colégio Santa Mônica - RJ.


 clique nas imagens para ampliá-las






terça-feira, 5 de novembro de 2013

Sebastião Nunes no Wikipedia

O escritor e editor Sebastião Nu(vens)nes, que dirige as Editoras Dubolsinho e Aaatchim!, acaba de ganhar um verbete no Wikipedia. Confira um pouco mais de sua vida e obra: 




sexta-feira, 1 de novembro de 2013

“CONSPIRAÇÃO DOS POETAS”

Foto: Romanelli

“CONSPIRAÇÃO DOS POETAS”
Apresentação  litero-musical  com  Fernando Brant (voz) e Tavinho Moura (voz e violão),
  trazendo repertório de composições próprias  e  o lançamento dos livros:  de Fernando  Brant  Casa Aberta” (Edições Dubolsinho) e  de Tavinho Moura o “Pássaros Poemas – Aves na Pampulha”,
  que serão realizadas nas Bibliotecas Temáticas da Prefeitura de São Paulo nas  datas:

29/Novembro/2013, sexta feira, às 19h00 - Biblioteca de Música  - Hans Cristian Andersen – Tatuapé –  (Avenida Celso Garcia, 4.142) -  165 lugares

30/Novembro/2013, sábado, às 19h00 - Biblioteca de Poesia – Alceu de Amoroso Lima - Pinheiros ( Rua Henrique Schaumann, 777)  –  130 lugares

Duração:  90 minutos
Entrada:  Franca
Livre para todos os públicos

“Nossa conspiração é um caso de amor com a vida, a amizade, e a música. Somos apaixonados pelo Brasil, Minas Gerais e Belo Horizonte e o resto do mundo, por palavras e pela música. Viver, exceto pelo perigo, é muito bom. Todos os assuntos humanos nos interessam e ser capaz de tratar deles musicalmente é maravilhoso. Nós somos compositores brasileiros, cheios de esperança.”
Essas são as palavras de Fernando Brant em sua apresentação de Conspiração dos Poetas.
O cd que foi produzido  pelos autores e intérpretes Fernando Brant e Tavinho Moura (1997)  celebra sua amizade de muitos anos.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Dubolsinho no catálogo da Brazilian Publishers 2013

A Editora Dubolsinho está entre as presentes no Catálogo da Brazilian Publishers para a Feira de Frankfurt 2013, da qual irá participar neste ano em que o Brasil será país homenageado. 

Veja aqui (página 25 do PDF):  

http://www.brazilianpublishers.com.br/catalogo2013/catalogo2013.pdf


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Onde encontrar os livros da Dubolsinho?

Os títulos da Dubolsinho podem ser adquiridos através das livrarias: Cultura, Travessa, Martins Fontes Paulista e Saraiva.
Os livros da Aaatchim pelas livrarias Martins Fontes Paulista e Saraiva, clicando nesses links. 



quarta-feira, 26 de junho de 2013

Cristina Sá comenta Psiu, Dona Psi!, de Fernando Alsandálio

A especialista Cristina Sá, que assina o blog "Cristina Sá - literatura infantil e juvenil", publicou excelente resenha sobre o livro Psiu, Dona Psi, de Fernando Alsandálio, lançado pela Dubolsinho em 2012. Fernando é autor também de Belelê & Beatriz, lançado este ano pela  Aaatchim! Editorial, o mais novo selo da Dubolsinho.

Vale a pena conferir o texto disponível aqui: http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.blogspot.com.br/




quinta-feira, 13 de junho de 2013

Tarde de autógrafos no RJ

Com a autora da casa Maria Cláudia Siqueira, que já lançou pela Dubolsinho o primeiro volume da trilogia A menina, o monge e o relógio. Os próximos virão em breve, preparem os relógios para a contagem regressiva!!!


Clique na imagem para ampliar

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Dubolsinho na Revista "Caras" - Citações


Trecho do livro O espalhador de passarinhos & outras crônicas, de Humberto Werneck, constou da seção de citações da Revista Caras de 26 de Julho de 2012 (EDIÇÃO 977 - ano 19).

A citação é da crônica "Um país inacreditável", que começa:

Nada como uma bela inteligência, sobretudo quando acoplada
ao bom humor e a uma sensibilidade de artista. Essa preciosa mescla era um dos encantos mais deleitáveis da escritora americana Elizabeth Bishop, que um grande amor prendeu ao Brasil por longos anos, de 1951 a 1974. Em cartas a amigos nos Estados Unidos, ela destilou impressões sobre o país e o povo:


[...]
• “Já observei que os escritores daqui costumam aparecer em
fotos deitados em redes, e talvez seja este o problema da literatura
brasileira.”

[...]





As férias das fadas


InfoEscola - http://www.infoescola.com/livros/as-ferias-das-fadas

Por Ana Lucia Santana

Este é um ótimo livro para crianças de 8 a 11 anos e também para todos os apaixonados por contos de fadas. Quem nunca sonhou com uma versão diferente de sua história preferida? E se ela fosse adaptada para os tempos modernos? Pois é justamente o que o autor faz em sua obra, realizando os desejos secretos de muitos.
A história é simples e engraçada. A protagonista é a inesquecível Cinderela. Desta vez ela está em apuros novamente, mas não por causa da madrasta e suas filhas perversas. Agora é sua amiga Branca de Neve que está em risco. A rainha má ataca de novo e põe em prática mais um plano sórdido.
E, como não poderia deixar de ser, Branca de Neve é enganada e cai em sono profundo. A protagonista busca a ajuda de Rapunzel e do Gato de Botas, mas nenhum dos dois pode colaborar. Ao procurar os sete anões e cada príncipe dos contos de fadas, mais uma desilusão. Todos estão muito atarefados e não encontram tempo para socorrer a garota adormecida.
Por sua vez, a Fada Madrinha saiu de férias e, assim, está inacessível. É, parece que Cinderela vai ter que dar conta sozinha desta missão quase impossível. Afinal, por onde começar sua tarefa? Será que o leitor teria alguma solução para este caso complicado? Pois a protagonista aparentemente já arquitetou uma boa estratégia.
E quem mergulhar nas páginas desta história fascinante vai descobrir qual é a super ideia de Cinderela. O autor criou uma obra muito bem-humorada, na qual mescla fatos ancestrais e presentes, em uma narrativa repleta de peripécias e lances inesperados. A personagem principal anda de motoneta, os príncipes protagonizam um surpreendente reality show, os anões fazem greve, entre outros eventos inimagináveis.
Denis Winston Brum nasceu na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Aí ele passou sua infância, a juventude e ainda hoje reside nesta região. Um eterno apaixonado por literatura e cinema, o autor recebeu um presente inesquecível ao completar dez anos de idade: um exemplar do clássico Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas, o qual leu inúmeras vezes sem qualquer sinal de tédio.
Assim se revelou em sua vida o desejo de ser escritor. A partir daí ele não deixou mais de ler, dos livros povoados por espiões até autores do quilate de Álvares de Azevedo e Edgar Allan Poe. Graduou-se em Publicidade e Propaganda pela PUC-RS e atualmente atua como redator publicitário.
Desta forma Denis experimentou várias formas de escrever, mas seu investimento maior foi na ficção. Ele lançou As Férias das Fadas e, mais recentemente, As Quatro Linhas: a hora da virada. Continua mais que nunca criando, desde contos até romances infanto-juvenis e para o leitor adulto.
Camila Piló, responsável pelas ilustrações, é igualmente graduada em Publicidade e Propaganda e também estudou design gráfico. Ela iniciou sua escrita precocemente, aos dez anos, e não demorou muito para que sua produção poética fosse publicada em vários veículos da imprensa. Sua especialidade são as colagens e os trabalhos customizados.




domingo, 12 de maio de 2013

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Lançamento Coletivo em São Paulo

Um espirro, três grandes autores, três pequenas grandes obras:


 
Clique na imagem para ampliá-la

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Livro da Dubolsinho indicado por especialistas pelo ótimo casamento entre texto e imagem


 Folha de São Paulo/Educação - 14/06/2010 - 03h00

Buscar ilustrações e criar vínculo afetivo ajudam a formar crianças que gostam de ler

Fabiana Rewald
de São Paulo

Quando Luisa tinha seis anos, ouviu sua mãe contar uma versão de "A Bela Adormecida" que achou diferente. Era mais rica nos detalhes, trazia passagens que ela não conhecia.
A mãe, Maria José Nóbrega, autora de livros infantis e especialista em literatura, explicou que a versão se tratava de uma tradução do conto original dos irmãos Grimm. A partir desse dia, Luisa, que hoje tem 27 anos, passou a preferir sempre versões originais de clássicos.
Maria José explica que nem sempre as adaptações são ruins, mas que elas costumam ter reduções. Em alguns casos, passam por um filtro do "politicamente correto" que as empobrece.
"Os pais não devem se deixar levar pela onda do politicamente correto, porque os textos são simbólicos e as crianças não são tolas, sabem que aquilo não é real."
Apesar de o mercado editorial brasileiro ter diversas opções de bons livros novos, os clássicos continuam sendo recomendados pelos estudiosos de literatura infantil.
"Os clássicos ajudam no sentido de explicar situações típicas da infância, como o medo, o mal, o bom", diz Ana Teberosky, professora catedrática de psicologia evolutiva e de educação da Universidade de Barcelona.
Além disso, livros atuais fazem referência a eles, por isso é importante que a criança tenha esse repertório.
Para formar um adulto leitor, é interessante que o momento da leitura em família tenha um vínculo afetivo, diz Beatriz Cardoso, presidente do Cedac (Centro de Educação e Documentação para a Ação Comunitária).
Ela sugere que, se possível, os pais separem um momento do dia para ler com os filhos. "O importante é que se crie uma rotina."
Regina Zilberman, professora-colaboradora da UFRGS (federal do Rio Grande do Sul) e especialista em literatura infantil, completa: "Às vezes, o livro é um elo de ligação entre adulto e criança e entre irmãos."
Frequentar livrarias e bibliotecas é importante para que a criança possa folhear os livros, criando uma relação mais íntima com eles, segundo Márcia David de Souza, coordenadora do maternal do Colégio Santo Américo (zona oeste de SP).
A imagem também é um fator de atração para a criança e facilita o entendimento da história, principalmente na fase de alfabetização. Angela Lago, uma das mais respeitadas ilustradoras de livros infantis, conta que tem essa preocupação. "Se você desenha bem, a imagem se torna um mapa da leitura."

Veja as indicações de livros para crianças de 2 a 6 anos feitas pelos seguintes especialistas:

- Angela Lago, autora de livros infantis e ilustradora
- Cedac (Centro de Educação e Documentação para a Ação Comunitária)
- Márcia David de Souza, coordenadora do maternal do Colégio Santo Américo (zona oeste de SP)
- Maria José Nóbrega, autora de livros infantis e especialista em língua portuguesa e literatura
- Regina Zilberman, professora-colaboradora da UFRGS (federal do Rio Grande do Sul), docente do Centro Universitário Ritter dos Reis e especialista em literatura infantil
- Suely Gonçalves Gomes, orientadora do pré e do 1º ano do ensino fundamental do Colégio Santa Maria (zona sul de SP)

 *** 

"Gato no Mato", de Sebastião Nuvens – Dubolsinho

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Manhã de autógrafos no X Salão Literário do CEOP

Acontece no dia 13 de abril de 2013, na encantadora Ouro Preto/MG


Clique na imagem para ampliá-la

3ª Passarela Literária